Vírus

Os vírus não possuem organização celular e só conseguem se reproduzir no interior de células vivas, causando doenças nos seres humanos e em outros seres vivos. Não pertencem a nenhum reino e para muitos cientistas não são considerados seres vivos, pois não possuem metabolismo próprio. Já outros consideram que a capacidade de replicação, a hereditariedade e a evolução já são suficientes para considerá-los seres vivos. 


Estrutura e Reprodução
São formados por uma cápsula de proteína, o capsídeo, com várias subunidades, os capsômeros. No interior do capsídeo há um ácido nucleico (DNA ou RNA). A esse conjunto damos o nome de nucleocapsídeo

Os vírus envelopados tem o capsídeo coberto por uma membrana lipídica, constituída pela membrana plasmática da célula invadida.

São parasitas intracelulares obrigatórios, pois retiram substâncias da célula, causando prejuízos (parasita);  se reproduzem dentro da célula (intracelulares); são incapazes de se reproduzir fora dela (obrigatórios). 


  • Reprodução de um vírus de DNA, o bacteriófago
Encaixa as fibras da cauda do vírus na membrana da bactérias. A cauda se contrai e injeta o DNA na célula. O DNA do vírus produz uma enzima que inativa o DNA da bactéria, assumindo o comando do metabolismo celular. 
Um dos genes do vírus produz uma enzima que digere a parede bacteriana, provocando a ruptura e a morte da célula. 


  • Reprodução de vírus e RNA
O ácido nucleico orienta a produção de uma molécula de RNA, que comanda a síntese de proteínas da cápsula e novas moléculas de RNA. 
No grupo de vírus do RNA conhecidos como retrovírus, esse acido sintetiza uma molécula de DNA que poderá orientar a produção de novas moléculas de RNA virais e das proteínas da capsula. 

Viroides e Príons (agentes infecciosos)
Os viroides são formados por uma unica molécula de RNA e não possuem cápsula proteica. Atacam células vegetais, prejudicando o desenvolvimento da planta. 

Os príons são uma forma alterada de uma proteína normal presente na membrana das células nervosas do cérebro de vertebrados e podem formar-se por causa de uma mutação no gene que codifica a proteína normal. 

Defesa contra vírus
Os anticorpos produzidos pelo corpo fornecem proteção permanente, então dificilmente a pessoa ficará doente de novo do mesmo vírus. 


  • Dica: Canção do vírus 



Outros links de músicas sobre Vírus: http://www.youtube.com/watch?v=kEyveI9mAw0
                                                 http://www.youtube.com/watch?v=83Kyo37nwxI

Nenhum comentário:

Postar um comentário